Tag: importação de combustíveis

  • Governo adota E32 a partir desta quarta-feira: etanol ganha espaço e reduz importação de gasolina

    Governo adota E32 a partir desta quarta-feira: etanol ganha espaço e reduz importação de gasolina

    Mistura de etanol sobe de 30% para 32% a partir de quarta-feira (24/06)

    O governo federal confirmou, em anúncio feito no último sábado (20/06) por Geraldo Alckmin, a adoção do E32 — mistura de 32% de etanol anidro na gasolina — a partir desta quarta-feira, 24 de junho de 2026. A decisão, antecipada em relação à previsão inicial do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), marca um passo estratégico para o setor de biocombustíveis e para a economia brasileira.

    Impactos econômicos e ambientais da medida

    Segundo o governo, a implementação do E32 pode reduzir em até 500 milhões de litros mensais a necessidade de importação de gasolina, reduzindo a pressão sobre as reservas cambiais e aliviando a balança comercial. Além disso, a medida promete diminuir as emissões de CO₂, alinhando-se a compromissos de transição energética, e fortalecer a competitividade do setor sucroenergético, incluindo a produção de etanol de milho.

    Setor sucroenergético comemora antecipação

    A decisão, que já era aguardada pelo setor, ganha destaque em um momento de estiagem prolongada, que afeta a safra de cana-de-açúcar. O aumento da demanda por etanol — agora com maior participação na gasolina — pode impulsionar a produção nacional, reduzindo custos para o consumidor final e incentivando investimentos em tecnologia e inovação no campo.

    Para especialistas, a medida também reforça a matriz energética brasileira, menos dependente de combustíveis fósseis importados, e sinaliza um compromisso com a sustentabilidade em um cenário global de transição energética.